Acidentes fatais devido à choque elétrico, provocaram em 2019, uma morte a cada dois dias em todo Brasil, segundo dados da Abracopel.

O que pouca gente sabe, é que essas fatalidades ocorreram dentro de casa, com pessoas que realizavam atividades rotineiras, como a de utilizar um eletrodoméstico, ligar uma extensão de tomada ou fazendo pequenos reparos na instalação elétrica.

Dessas fatalidades, 2% ocorreram na utilização e manutenção de chuveiro elétrico, 9% na utilização e manutenção de eletrodomésticos, 5% na utilização e manutenção de equipamento elétrico, 56% na utilização de tomadas e extensões, e finalmente 28% por contato com condutor em ambiente interno.

Acidentes com Tomadas e Extensões: Como Evitar:

Ao ligar aparelhos nas tomadas (sempre do novo padrão), verifique antes se o botão está desligado e se a voltagem é igual à indicada para o equipamento.

– Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).

– Coloque protetores nas tomadas ao alcance de crianças para evitar acidentes.

Nunca utilize a extensão com o fio embutido. De treze marcas analisadas pelo Inmetro, seis possuíam fios embutidos. Destas, cinco, informam o usuário de que ele somente deve utilizar a extensão com o fio totalmente desenrolado. Esta informação é extremamente importante, pois caso a extensão seja utilizada com o fio embutido ela poderá pegar fogo, como mostrado nos ensaios.

Verifique a corrente de uso da extensão elétrica. Esta informação é extremamente importante para assegurar um uso adequado da extensão. Deve-se verificar a corrente de uso informada em cada um dos três componentes (cabo, plugue e tomada), e tomar como base o menor valor.

Não compre produtos no comércio informal. Muito dos produtos vendidos no mercado informal ou são feitos de sucata, ou tem procedência duvidosa.

 

Leave a Comment